Por Eden Wiedemann*
“Onde estão os homens?!”. A frase já virou bordão na boca da maioria das mulheres solteiras. Mas, aqui pra nós, será que está de fato faltando homem? Bom, isso não é novo. Já ouvi coisas como “o homem de verdade é como orelhão, os que prestam estão ocupados”. ORELHÃO. Isso já dá uma idéia de como esta suposta entressafra seria antiga. Acredito que deva ter havido uma versão anterior, algo como “homem de verdade é como holandês, ou está quebrado ou fugindo pra casa”.
Contudo, apesar de ter algo de sabedoria popular feminina – coisa que os machistas diriam não existir – eu tenho que discordar da afirmação. Primeiro deixo claro que não estou nem discutindo os números. Essa coisa de que tem três mulheres pra cada homem é papo, se assim fosse tem alguém com cinco afinal eu estou com uma só. O que está em pauta mesmo é se está faltando homem de verdade, se está faltando homem com atitude ou se vocês, moças, simplesmente escolhem demais – ou estão usando essa desculpa para disfarçar sua própria incompetência em arrumar uma tampa para sua panela.
Um milhão de exigências são feitas. Ah, ele não é romântico e atencioso. Existem sim homens românticos e atenciosos. Eu já cansei de puxar a cadeira pra uma mulher sentar e ela passa direto e senta na outra. É como se ela não acreditasse no gesto e tivesse medo de dar com os burros n´água. “Homem só abre a porta do carro pra mulher quando um dos dois é novo”. Maldade. Existe sim gentileza mas, meninas, se vocês não se mostram abertas a elas, não mostram que valorizam, é natural que ela vá diminuindo. Não gostamos de dar murros em ponta de faca.
Ah, mas ele não me liga no outro dia. Será que é porque ele acha que se ligar você vai pensar “esse já caiu” e começar a fazer doce? Não fazem?! Claro que fazem! Se o cara é atencioso demais é bobão. Se é protetor, chiclete. Se não está cheio da grana é sem ambição. Se gosta de dormir de conchinha é grudento (mesmo você reclamando o tempo todo no twitter que quer alguém pra dormir de conchinha). Se é fiel, abestalhado. Cadê pertinência, mulheres? E, como se fosse pouco, ainda querem bíceps de 40cm e barriga tanquinho. De que adianta a barriga tanquinho se ele usa o ralo e não a torneirinha?!
Pois é, vamos cair na real. Garanto que ele não está exigindo de você um corpo perfeito – você que exige de si mesma, pode acreditar. Certamente ele está ciente das próprias imperfeições e aceita as suas. Pergunte a qualquer amigo seu. Ele vai lhe dizer que não está nem aí para celulites e estrias – a não ser que sua derriére se pareça areia mijada e suas estrias pareçam cicatrizes resultantes de uma briga com um tigre. Existem centenas de homens inteligentes, românticos, carinhosos e, hum, razoavelmente bonitos por aí. E boa parte solteiro – eu sei, eu sei, mas tem gente que não se importa com um pequeno detalhe como esse. Boa parte deles pode ser a mistura de gentleman com cafajeste que você tanto sonhou. É, nós sabemos que você sonha com um cafajeste, não se envergonhe. Alguns homens sonham com cafajestes mas esses não são target de vocês.
Quer alguém pra chamar de seu? Compre um cachorro. Quer alguém pra dividir sua vida, sonhos, dificuldades, conquistas e tudo mais? Pare de inventar desculpas e dê a oportunidade de alguém lhe provar que ainda existem príncipes encantados – alguns com cara de sapo mas ainda assim… príncipes. Reveja seu monte de exigências, deixe de lado seus traumas. Foi traída? Acontece. Chifre é como consórcio, pode demorar mas quando você menos espera é contemplada. Mas ter acontecido antes não significa que vai acontecer novamente. Sofreu por amor? Ótimo. Ótimo? Sim, ótimo. O poeta já dizia: é melhor ter sofrido por amor que nunca ter amado. A verdade é que por maior que sejam os desafios, por mais árduo que seja o caminho, o objetivo final vale a pena. Pare de usar essa desculpa de que falta homem. Isso não falta. E se falta, bom, me avisa, tenho alguns amigos solteiros.